banner

Tomando como base artigos publicados na “SIM – Revista do Minho”, o autor melhorou, contextualizou e enquadrou as suas ideias principais num livro que será uma reflexão sobre o empreendedorismo e educação empreendedora! Através de uma linguagem descomprometida e sincera, com bom-humor, apresenta-se a opinião de quem estuda, implementa e coordena projetos de empreendedorismo há 10 anos. Este livro, para além de apresentar as perspetivas do autor perante variados temas correlacionados com o empreendedorismo, tem igualmente a colaboração de convidados que apresentam a sua própria visão sobre os mesmos temas, muitas vezes contrárias às do autor, mas que têm como característica fundamental dar a oportunidade do livro apresentar o contraditório como uma mais-valia relevante.

Este livro é composto igualmente por fotografias devidamente contextualizadas, tiradas pelo próprio autor, apresentando-se sempre numa relação de reciprocidade e complemento com os textos.

A ligação com as imagens, não sendo o autor um fotógrafo, demonstra a vontade em desenvolver um livro experimental que relata visões sobre um dos temas do momento: O Empreendedorismo.

Esta obra conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga um município jovem e que percebe a relevância da educação empreendedora, tendo o seu Presidente, Dr. Ricardo Rio, redigido a Nota de Abertura do mesmo.

Realce ainda para o texto final, um posfácio que nos ajuda a compreender a relevância deste tema no contexto atual. Alain Fayolle, um dos mais importantes investigadores e autores no âmbito do empreendedorismo em todo o mundo, aceitou o convite do autor e apresenta algumas pistas sobre a importância da educação empreendedora no contexto nacional e europeu. Alain Fayolle venceu o Prémio Europeu de Educação para o Empreendedorismo em 2013 e, pela sua participação, demonstra a pertinência desta obra.

Os restantes convidados que aceitaram o desafio do autor são os seguintes:

Um leque de prestigiadas personalidades portuguesas, nos mais variados contextos que contribuem para a reflexão sobre a relevância do empreendedorismo e educação empreendedora na sociedade atual.

Este livro pretende igualmente ser um desafio para o leitor, por esse motivo, num dos capítulos, optamos por abdicar de um comentador, possibilitando ao leitor dar a sua contribuição para a reflexão em volta do tema. Por esse motivo, solicitamos aos leitores que acedam a Contributo (neste mesmo site) e adicionem um exemplo de empreendedorismo social para posteriormente podermos reunir todos esses exemplos, num manual de boas práticas.

O autor agradece o contributo, acreditando que só com participação de todos se consegue uma verdadeira cultura empreendedora.